A pandemia do Corona vírus me pegou de surpresa. Creio que a vocês também, não é mesmo?
O artesão, na maioria das vezes resolve tudo sozinho no seu atelie. Desde a compra de material, venda dos produtos, marketing, organização, limpeza, embalagem, fabricação das peças, enfim, parece que não mas são muitas tarefas atribuídas e uma pessoa só. Quando se tem tem apoio da família ou pessoas próximas, tudo bem. Mas quando isso não acontece, aí você se sente como uma ilha, totalmente solitário.
A pessoa que quer se dedicar ao artesanato, tem que ter em mente a vontade de sair do amadorismo e se profissionalizar cada vez mais e para que isso aconteça você tem saber:
Como o Artesão Pode se preparar para o pós pandemia
- A concorrência vai Aumentar: Muitas pessoas durante o distanciamento social e quarentena, viram no artesanato uma fonte de renda alternativa e um complemento de renda que se tornou para muitos renda principal com o aumento do desemprego. Mas não desanime pois não haverá espaço para o amadorismo. Sendo assim, busque se aprimorar profissionalizar cada vez mais.Quem entrar no mercado sem experiência, conhecimento, e sem talento, não vai sobreviver, não conseguirá vender para manter seu negócio. Então foque no seu aprimoramento, e amadurecimento profissional do seu negócio artesanal. Tente fazer o máximo sem se preocupar com o que os outros estão fazendo.
- Aumento do e-commerce:Houve um aumento significativo do comércio virtual nos últimos anos, fato que foi acelerado na quarentena durante a pandemia. Essa tendência tende a aumentar cada vez mais. Muitas pessoas perderam o medo de comprar online e até mesmo lojas físicas foram obrigadas a se adaptarem a a essa nova realidade, chegando a constatar que em muitos casos é mais viável e operacional do que os vários encargos exigidos para se ter uma loja física. Muitas lojas passaram a vender seus produtos online, e fazer delivery através dessas vendas. Então não fique para trás. Invista na divulgação dos seus produtos nas redes sociais, pois agora não tem mais volta e tendência do comércio eletrônico é só aumentar. "Quem não é visto não é lembrado. No início haverá dificuldades como em tudo na vida. Farà algo errado, os resultados ás vezes levarão a pensar que não está dando certo, mas é assim mesmo, quando menos esperar, começará a colher os frutos da sua divulgação.
- Personalização dos produtos artesanais: Cada vez mais as pessoas estão buscando peças únicas ao invés das industrializadas. Com o distanciamento social, as pessoas ficaram muito carentes, e aprenderam a valorizar as pequenas coisas e carinhos que haviam sido esquecidos na correria do seu dia. Aprenderam a valorizar mais a vida e as pessoas que as cercam e nada melhor do que provar esses sentimentos com mimos das quais fazem com elas se sintam únicas e exclusivas. Fazem lembrar infância, coisas de vó, carinho de mãe. E isso fica muito marcado nas peças artesanais. Então faça mimos para entregar aos seus clientes e faça um atendimento sem formalidades mas com o devido respeito, para que ele se sinta abraçado por você e com certeza irá fazer comentários positivos sobre o seu trabalho.
- Nada Será como Antes: Levará ainda um bom tempo para as coisas voltarem ao normal. Então, se suas vendas caíram, aproveite esse tempo para se aprimorar e adquirir conhecimento tanto com técnicas artesanais, como marketing dos seus produtos nas redes sociais e vendas online. Procure explorar todos os pontos do seu negócio que você acha que deve ser melhorado. O artesanato tem muito futuro após a pandemia. Não desista pois eu não desistirei.
Postar um comentário